E quem quiser contribuir, mandando inclusive textos, é só me contactar. Comentários, é claro, serão bem-vindos - quem quiser polemizar, discutir, brigar, também pode: só não prometo continuar no tema, pois o tempo nem sempre existe, nem tudo vale a pena mergulhar fundo e os assuntos são muitos.

Ah! Para quem não me conhece, posso me definir como um ATIVISTA CULTURAL BRASILEIRO – adotando definição dada pela jornalista Beatriz Wagner (obrigado, Bea!) durante o Brazil Film Festival de Sydney, em outubro de 2009. Sou de São Paulo, capital, mas moro em Sydney, Austrália desde o final de 1980. Além de ser ou gostar de ser um ativista cultural, ou como parte disso, faço música, cinema, escrevo, trabalho como guia de turismo multilíngüe (em português, inglês, espanhol e italiano) viajando por toda a Austrália, faço traduções, dou aulas de violão, português e inglês, entre outras coisas – e sou formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie (SP) sem ter exercido a profissão.

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Encontro dos Povos Guarani da América do Sul


Representantes do MinC se reúnem em Diamante D’Oeste/PR para discutir os últimos detalhes do Encontro

Será realizada, nos dias 13 e 14 de janeiro de 2010, a 2ª Reunião da Comissão Organizadora do Encontro dos Povos Guarani da América do Sul na aldeia de Tekoha Añetete, município de Diamante D’ Oeste, Paraná. A Comissão é composta por representantes da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), por 15 lideranças Guarani do Brasil e do Paraguai e pelo antropólogo Rubem Almeida, coordenador do projeto, além de representantes da Itaipu Binacional, do Ministério da Cultura do Paraguai, da Prefeitura de Diamante D’Oeste e do Instituto Empreender, responsável pela produção executiva.

Os principais objetivos dessa 2ª reunião são os de definir os temas que serão discutidos durante o Encontro, a composição das delegações e os últimos detalhes logísticos, como os horários do transporte, a hospedagem e alimentação. Nessa reunião, que será a última da Comissão Organizadora antes do Encontro, em fevereiro, serão definidos ainda os espaços da aldeia para a montagem das estruturas de tendas e refeitório.

O Encontro dos Povos Guarani da América do Sul acontecerá entres os dias 02 e 05 de fevereiro, também na aldeia Tekoha Añetete, e contará com a participação de cerca de 800 indígenas Guarani do Brasil, da Bolívia, do Paraguai e da Argentina. O dia 02 será destinado à recepção das delegações. Os dias 03 e 04 serão destinados para reuniões exclusivas dos Guarani. No dia 05, último dia do Encontro, haverá reunião dos Guarani com os Ministros de Cultura dos países participantes e convidados.

O objetivo do Encontro é fomentar uma nova perspectiva cultural que fortaleça a relação entre esses povos e reduza a distância existente entre essas populações e os não-índios. O evento pretende, também, contribuir para a reflexão da importância dos povos Guarani para a formação da cultura sul americana.

O Encontro conta com a parceria da Itaipu Binacional, da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), das Prefeituras de Diamante D’Oeste e Foz do Iguaçu, das Secretarias de Educação e de Cultura do Paraná e da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Além delas, o projeto ganhou o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Mercosul Cultural - Fórum dos Ministros de Cultura dos países do Mercosul.

(Comunicação-SID/Minc)

Comunicação SID/MinC

Telefone: (61) 2024-2379

E-mail: identidadecultural@cultura.gov.br

Acesse: www.cultura.gov.br/sid

Nosso Blog: blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural

Nosso Twitter: twitter.com/diversidademinc

Um comentário:

  1. Aldeia Ty Global Indígena Avá Guarani do Oco'y, Táva Guasu Avá Guarani- Brasil - Paraguay - Argentina.

    OSCIP GUARANY, TRABALHO EM EXECUÇÃO DOS AVÁ GUARANI NO OESTE DO PARANÁ E NA TRÍPLICE FRONTERIA.

    Ao Ministério Público Federal de Foz do Iguaçu - PR

    Ilmo.Dr.
    Luiz Antonio Ximenes Cibin
    Procurador da República
    Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil
    Telef. (55 + 45) 3521-4536

    A ORGANIZAÇÃO OSCIP GUARANY REQUER, por meio deste instrumento, que a partir da data 25 de maio de 2009, todas as oparações sociais, econômicas, culturais e o que se relaciona com a população Avá Guarani do Oeste do Paraná, passam a ser controlada diretamente pela ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ETNO-CULTURAL INDIGENA TEKO ÑOMOINGO - OSCIP GUARANY.
    .
    Estimado Paulo, informo-lhe que a nossa população Avá Guarani do Oeste do Paraná não está participando e nem tão pouco são informado a respeito.

    O que está acontecendo é uma manobra de um GRUPO PARA CONTINUAR ACOBERTANDO E USUFRUINDO DOS ALHEIOS em o nome daqueles que não podem se defender.

    O PROJETO FAZ 2 ANOS QUE ESTÁ ROLANDO e dizem que tem uma verba de U$2 MILHÕES PARA O EVENTO.
    O EVENTO PRIMEIRO ESTAVA MARCADO PARA MS,
    DEPOIS FOI PARA A ALDEIA AVA GUARANI DO OCO'Y - PARA O MÊS DE NOVEMBRO,
    E AGORA ESTÁ MARCADO PARA ALDEIA TEKOHA AÑETETE EM DIAMANTE DO OESTE para o mês de fevereiro.

    O GRUPO DESCONHECEM A NOSSA ORGANIZAÇÃO E DESRESPEITAM A POPULAÇÃO AVÁ GUARANI MANTENDO EM REGIME DE ESCRAVISMO, A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, A CONVENÇÃO DOS DIREITOS INDIGENAS DE 2007 E A LEI DAS OSCIP 9,790/99 E O DECRETO PRESIDENCIAL 6040/2007.

    Deixo aqui o meu protesto. ISTO É UMA VERGONHA!

    Tupã Oporaiva
    Liderança indígena Triplice fronteira
    Contato: tekoveguarani@gmail.com


    Ta AÑETE!

    ResponderExcluir