Representantes do MinC se reúnem em Diamante D’Oeste/PR para discutir os últimos detalhes do Encontro
Será realizada, nos dias 13 e 14 de janeiro de 2010, a 2ª Reunião da Comissão Organizadora do Encontro dos Povos Guarani da América do Sul na aldeia de Tekoha Añetete, município de Diamante D’ Oeste, Paraná. A Comissão é composta por representantes da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), por 15 lideranças Guarani do Brasil e do Paraguai e pelo antropólogo Rubem Almeida, coordenador do projeto, além de representantes da Itaipu Binacional, do Ministério da Cultura do Paraguai, da Prefeitura de Diamante D’Oeste e do Instituto Empreender, responsável pela produção executiva.
Os principais objetivos dessa 2ª reunião são os de definir os temas que serão discutidos durante o Encontro, a composição das delegações e os últimos detalhes logísticos, como os horários do transporte, a hospedagem e alimentação. Nessa reunião, que será a última da Comissão Organizadora antes do Encontro, em fevereiro, serão definidos ainda os espaços da aldeia para a montagem das estruturas de tendas e refeitório.
O Encontro dos Povos Guarani da América do Sul acontecerá entres os dias 02 e 05 de fevereiro, também na aldeia Tekoha Añetete, e contará com a participação de cerca de 800 indígenas Guarani do Brasil, da Bolívia, do Paraguai e da Argentina. O dia 02 será destinado à recepção das delegações. Os dias 03 e 04 serão destinados para reuniões exclusivas dos Guarani. No dia 05, último dia do Encontro, haverá reunião dos Guarani com os Ministros de Cultura dos países participantes e convidados.
O objetivo do Encontro é fomentar uma nova perspectiva cultural que fortaleça a relação entre esses povos e reduza a distância existente entre essas populações e os não-índios. O evento pretende, também, contribuir para a reflexão da importância dos povos Guarani para a formação da cultura sul americana.
O Encontro conta com a parceria da Itaipu Binacional, da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), das Prefeituras de Diamante D’Oeste e Foz do Iguaçu, das Secretarias de Educação e de Cultura do Paraná e da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Além delas, o projeto ganhou o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Mercosul Cultural - Fórum dos Ministros de Cultura dos países do Mercosul.
(Comunicação-SID/Minc)
Comunicação SID/MinC
Telefone: (61) 2024-2379
E-mail: identidadecultural@cultura.gov.br
Acesse: www.cultura.gov.br/sid
Nosso Blog: blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural
Nosso Twitter: twitter.com/diversidademinc
Aldeia Ty Global Indígena Avá Guarani do Oco'y, Táva Guasu Avá Guarani- Brasil - Paraguay - Argentina.
ResponderExcluirOSCIP GUARANY, TRABALHO EM EXECUÇÃO DOS AVÁ GUARANI NO OESTE DO PARANÁ E NA TRÍPLICE FRONTERIA.
Ao Ministério Público Federal de Foz do Iguaçu - PR
Ilmo.Dr.
Luiz Antonio Ximenes Cibin
Procurador da República
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil
Telef. (55 + 45) 3521-4536
A ORGANIZAÇÃO OSCIP GUARANY REQUER, por meio deste instrumento, que a partir da data 25 de maio de 2009, todas as oparações sociais, econômicas, culturais e o que se relaciona com a população Avá Guarani do Oeste do Paraná, passam a ser controlada diretamente pela ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ETNO-CULTURAL INDIGENA TEKO ÑOMOINGO - OSCIP GUARANY.
.
Estimado Paulo, informo-lhe que a nossa população Avá Guarani do Oeste do Paraná não está participando e nem tão pouco são informado a respeito.
O que está acontecendo é uma manobra de um GRUPO PARA CONTINUAR ACOBERTANDO E USUFRUINDO DOS ALHEIOS em o nome daqueles que não podem se defender.
O PROJETO FAZ 2 ANOS QUE ESTÁ ROLANDO e dizem que tem uma verba de U$2 MILHÕES PARA O EVENTO.
O EVENTO PRIMEIRO ESTAVA MARCADO PARA MS,
DEPOIS FOI PARA A ALDEIA AVA GUARANI DO OCO'Y - PARA O MÊS DE NOVEMBRO,
E AGORA ESTÁ MARCADO PARA ALDEIA TEKOHA AÑETETE EM DIAMANTE DO OESTE para o mês de fevereiro.
O GRUPO DESCONHECEM A NOSSA ORGANIZAÇÃO E DESRESPEITAM A POPULAÇÃO AVÁ GUARANI MANTENDO EM REGIME DE ESCRAVISMO, A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, A CONVENÇÃO DOS DIREITOS INDIGENAS DE 2007 E A LEI DAS OSCIP 9,790/99 E O DECRETO PRESIDENCIAL 6040/2007.
Deixo aqui o meu protesto. ISTO É UMA VERGONHA!
Tupã Oporaiva
Liderança indígena Triplice fronteira
Contato: tekoveguarani@gmail.com
Ta AÑETE!