E quem quiser contribuir, mandando inclusive textos, é só me contactar. Comentários, é claro, serão bem-vindos - quem quiser polemizar, discutir, brigar, também pode: só não prometo continuar no tema, pois o tempo nem sempre existe, nem tudo vale a pena mergulhar fundo e os assuntos são muitos.

Ah! Para quem não me conhece, posso me definir como um ATIVISTA CULTURAL BRASILEIRO – adotando definição dada pela jornalista Beatriz Wagner (obrigado, Bea!) durante o Brazil Film Festival de Sydney, em outubro de 2009. Sou de São Paulo, capital, mas moro em Sydney, Austrália desde o final de 1980. Além de ser ou gostar de ser um ativista cultural, ou como parte disso, faço música, cinema, escrevo, trabalho como guia de turismo multilíngüe (em português, inglês, espanhol e italiano) viajando por toda a Austrália, faço traduções, dou aulas de violão, português e inglês, entre outras coisas – e sou formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie (SP) sem ter exercido a profissão.

sábado, janeiro 09, 2010

São Luiz do Paraitinga


Culturas Populares

Patrimônio imaterial de São Luis do Paraitinga também pode ser afetado pela catástrofe

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural vem a público se solidarizar com a população da cidade histórica de São Luiz do Paraitinga e tentar colaborar para que seu processo de recuperação seja o mais rápido e integral possível. Para tanto, chamamos a atenção para o fato de que não foi apenas o patrimônio histórico e material da cidade de São Luiz do Paraitinga, localizada no Vale do Paraíba (SP), que sofreu com a enchente provocada por fortes chuvas que caíram sobre a cidade histórica nos primeiros dias do ano. Tombada como Patrimônio Histórico Material desde 1982, o município possui uma riquíssima variedade de tradições culturais imateriais, que não deverão acontecer neste ano, em conseqüência do desastre natural.

Além do Carnaval, um dos mais originais do Estado de São Paulo, que tem como característica principal as Marchinhas, que “contam” a história do povo da cidade com seus mitos, lendas e tradições, São Luiz é palco de várias festas religiosas e expressões culturais tradicionais importantes como a Festa do Divino, as Folias de Reis, a Semana Santa, o Corpus Christi, a Festa de São Luiz de Tolosa (em homenagem ao padroeiro da cidade o Frade franciscano São Luiz de Tolosa) e as Festas de Nossa Senhora das Mercês e de Santa Cecília.


O Saci, um dos personagens principais das lendas brasileiras, também tem o seu dia de festa em São Luiz de Paraitinga. Realizada todo dia 31 de outubro, a Festa do Saci começa com o “Saciciclístico”, um passeio ciclístico pelas trilhas naturais existentes em volta da cidade e cujos últimos 800 metros são percorridos pelos participantes pedalando com um pé só. A Festa tem ainda teatro infantil, o Bolo do Saci, o Raloim Caipira e termina com a apresentação de várias bandas e artistas locais. A partir daí iniciou-se uma campanha positiva, de afirmação da identidade cultural nacional em contraposição ao avanço de festejos exógenos como o Halloween, que culmina agora com a defesa da escolha do moleque travesso para mascote da Copa do Mundo de 2014.

Nas festas religiosas, e também nas profanas, não faltam as presenças dos personagens João Paulino e Maria Angu, um casal de bonecos gigantes que faz a alegria das crianças da cidade. São Luiz de Paraitinga tem ainda o Caiapó, o Moçambique, o Jongo e a Dança do Caranguejo. A Cavalhada do distrito de Catuçaba, uma das únicas do Estado de São Paulo e uma das mais importantes do país, também faz parte da Festa do Divino Espírito Santo e é marcada pela farta distribuição do afogado, uma típica comida da região.


O Carnaval começaria em janeiro, com o Festival de Marchinhas, cuja realização estava prevista para os dias 23, 24 e 31, mas os eventos devem ser cancelados. O Festival tem como objetivo o fomento à cultura musical da cidade e a valorização das marchinhas, que são protegidas por lei municipal. As cerca de 1.500 marchinhas já compostas pelos luizenses têm uma linguagem própria, desenvolvendo uma musicalidade original, valorizando, sobremaneira, os músicos locais, herdeiros de Elpídio dos Santos. Durante o Carnaval, blocos e cordões de foliões percorrem as ruas históricas da cidade ao som dessas criações poéticas e musicais locais.

Com a destruição da Igreja Matriz São Luiz de Tolosa e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, as festas religiosas ficaram sem os seus palcos principais para acontecerem. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) não faz previsões sobre o tempo necessário para a recuperação da cidade, uma vez que este depende de diversos estudos que ainda não começaram.


DOAÇÕES

A prefeitura de São Luís do Paraitinga abriu conta para receber doações. O número é 12-2, Caixa Econômica Federal, Agência Mazzaropi 2898, operação tipo 006. O CNPJ da prefeitura para transferências via internet é 46.631.248-0001/51.

Outras informações sobre ajuda humanitária podem ser encontradas no blog http://www.sosparaitinga.blogspot.com/
(Comunicação/SID)

Comunicação SID/MinC

Telefone: (61) 2024-2379

E-mail: identidadecultural@cultura.gov.br

Acesse: www.cultura.gov.br/sid

Nosso Blog: blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural

Nosso Twitter: twitter.com/diversidademinc